top of page

Áreas de atuação

01.

Diabetes

É uma doença crônica na qual o pâncreas não é capaz de produzir insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Pode ser classificada em Tipo 1, Tipo 2, Gestacional, entre outros tipos mais raros. Quando o diabetes não é tratado adequadamente, os níveis de açúcar no sangue podem ficar elevados por muito tempo e causar danos em vários órgãos.

02.

Doenças da Tireoide

A tireoide é uma glândula localizada na região do pescoço e produz hormônios que controlam o metabolismo e influenciam nas funções do corpo. As principais doenças da tireoide acontecem quando esses hormônios estão em falta (hipotireoidismo) ou em excesso (hipertireoidismo). Um outro problema bastante comum da tireoide são os nódulos que aparecem na glândula e que devem ser bem avaliados.

03.

Doenças da Adrenal

As glândulas adrenais são também conhecidas como glândulas supra-renais e estão localizadas acima de cada rim. Elas são responsáveis por fabricar hormônios importantes como a aldosterona, o cortisol, os andrógenos (por ex.: testosterona), adrenalina e noradrenalina. Entre as doenças associadas a distúrbios na produção de hormônios da glândula adrenal estão a Doença de Addison, a Síndrome de Cushing, a Hiperplasia Adrenal Congênita, o Hiperaldosteronismo Primário e o Feocromocitoma.

04.

Doenças da Hipófise

A hipófise é uma glândula pequena que está localizada na base do cérebro. Ela é quem controla o trabalho das outras glândulas do corpo pois produz e distribui diferentes hormônios como GH (hormônio do crescimento), FSH, LH, TSH (hormônio tireoestimulante), ACTH (hormônio adrenocorticotrófico) e Prolactina. As doenças da hipófise são caracterizadas pela produção aumentada ou diminuída destes hormônios. Geralmente essas alterações são ocasionadas por tumores benignos que acometem a glândula.

05.

Obesidade

A obesidade ocorre quando há excesso de gordura no corpo causado quase sempre por uma ingestão alimentar maior do que o gasto energético do corpo(energia usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades diárias). Pessoas com obesidade possuem maior chance de desenvolver doenças como diabetes, problemas nas articulações, pressão alta, dificuldades respiratórias, pedras na vesícula e até algumas formas de câncer.

06.

Dislipidemia

É uma doença caracterizada por alterações nos níveis dos lipídios no sangue (principalmente do colesterol e triglicerídeos). Quando os níveis do colesterol LDL (“colesterol ruim”) são elevados, há maior risco de complicações cardiovasculares, como infarto cardíaco e derrame (AVC).

07.

Doenças Osteometabólicas

As doenças osteometabólicas ocorrem quando há alteração na regulação do cálcio e dos hormônios envolvidos no controle da saúde dos ossos. O hiperparatireoidismo primário e a osteoporose são os maiores exemplos dessas doenças.

08.

Hipogonadismo

O hipogonadismo possui diversas causas e pode acometer tanto homens como mulheres de todas as idades. Essa condição consiste na deficiência da produção de hormônios sexuais(testosterona e estrogênio, por exemplo) e pode gerar alguns problemas de saúde, como alterações na fertilidade.

bottom of page